O toque de mestre. Uma análise.
Tudo está impregnado de seu contrário.
Essa frase diz tudo e, nada também. Portanto, a quem quiser entender a lógica por detrás das relações sociais e políticas no país, que dizem não admite amadores, se faz necessário ir além do factual. Ou, então continuaremos a narrar o cotidiano como faz a maioria.
As vezes temos a impressão que a política tal como existe no Brasil, parece nascer de um estatuto mínimo segundo o qual os pretendentes ao poder devem estar envolvidos por um sentimento comum de respeito e decência.
Contudo, a abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, foi palco para maior armadilha politica de todos os tempos, ao vivo. Milhares de pessoas xingando uma 'pobre e indefesa mulher', a presidente Dilma, que diante de tal agressão sem defesa, fixou o olhar marejado no infinito, e lá ficou. A imagem lembrou a criança chorando, manchete de todos jornais em 1982, quando perdemos a Copa.
Antes, é preciso saber que as tais vaias não foram espontâneas, mas incitadas por um humorista fantasiado de Dilma, que em atitude suspeita provocava os torcedores próximos ao estúdio montado na área das arquibancadas. O cenário fora montado.
À agressão a um 'ser humano indefeso, expandiu-se de alguns poucos torcedores para milhares de burocratas à paisana presentes a cerimônia. O espetáculo foi visto por todo o Brasil.
A partir daí, restava saber qual a reação do candidato da oposição diante de tais fatos. Se Aécio Neves sairia em defesa daquela 'pobre mulher', ou se iria engrossar o coro. Ele optou pela segunda alternativa e se deu mal. Depois voltou atrás em sua infeliz declaração. Ingenuidade mal assessorada.
Impossível dizer se ele vai se recuperar mas com certeza sai ferido do episódio. Daqui em diante, vai sangrar.
São Paulo para amadores.
Em função disso, Geraldo Alckmin volta a se colocar no cenário de 2018, candidato. Agora parece sonhar com uma possível revanche com Lula, quando, finalmente, o ingênuo comedor de pão de queijo, Aécio Neves, poderá fazer novamente campanha em Minas, para seu compadre predileto, Lula.
Pois é, vingança é um pão de queijo que se come frio.
Pouco tempo depois, o avião de Campos cai.
Comentários